top of page

Diferença entre Entendre x Écouter




Na língua francesa, bem como na língua portuguesa, temos verbos sinônimos que podem parecer significar a mesma coisa mas na realidade traz sentidos completamente diferentes. Hoje vamos descobrir as diferenças entre os verbos sinônimos: Écouter e Entendre.


Para compreendermos as diferenças entre os verbos, é importante observar que existe uma ação mais ativa em um e uma passividade no outro, por exemplo, em português também temos as mesmas diferenças entre Ouvir e Escutar, ouvir é mais passivo pois trata-se de algo que está relacionado ao sentido da audição, ou seja, você simplesmente ouve algo sem uma atividade em específico. No verbo “escutar”, temos uma maior atividade, pois remete a escutar com atenção e entender o que está sendo dito.


Seguimos as mesmas regras para compreender as diferenças entre Écouter e Entendre, no primeiro nós temos maior atividade, pois ele significa Escutar, ou seja a ação de ouvir e prestar atenção ao que está sendo dito na intenção de compreender. Do outro lado, temos o Entendre que está relacionado mais ao sentido da audição e que por consequência é mais passivo que o primeiro verbo.


Exemplos:


Ex1: Em uma chamada de vídeo ocorre a seguinte pergunta: “Tu m’entends?” (Tu me ouve?) É normal que essa pergunta seja feita para que os participantes de uma vídeo chamada cheguem ao consenso de que todos estão se ouvindo bem.


Ex.2: Dois colegas de trabalho após o discurso do presidente da empresa conversam e um deles pergunta ao outro: “Vous avez écouté ce qu'il a dit à propos des augmentations?” (Você escutou o que ele disse sobre os aumentos?) Basicamente aqui nessa pergunta, a pessoa está perguntando se ela “ouviu com atenção” o que foi falado, ou seja, o verbo “écouter” tem mais ação.


Além desses verbos sinônimos que foram tratados nesse artigo, temos ainda outros que vocês já devem estar imaginando, né? Por exemplo… Falar e Dizer, Ver e Assistir entre outros. Iremos explicar em outros artigos como esses verbos aparecem no francês, qual a diferença entre eles e também exemplos para que você compreenda tudo com muita tranquilidade.




7 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page